6 de janeiro de 2012

BARBADOS - Caribe


Surfers point no sul da ilha

Barbados é lindo, maravilhoso, cheio de charme, tradição, cultura, dignidade e alegria.
Barbados é para todos os gostos, amantes da natureza seja praia ou montanha, da boa comida e do conforto, dos esportes e até das compras pois Barbados é Porto Livre. Em família a dois ou sozinho, Barbados é para todo mundo!
  • População 300 mil habitantes
  • Índice de alfabetização 98%
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,788, o terceiro mais elevado de todo o continente americano, perdendo somente para os Estados Unidos e o Canadá
  • colônia britânica até 1966
As pessoas são extremamente simpáticas, a maioria é negra (90%) e linda, com um inglês cantado,todos com suas casinhas arrumadas e pintadas coloridamente e no momento ainda enfeitadas do natal. Ainda se vêem pessoas vestidas como no filme da Scarlett O'Hara, E o vento levou, as casas também lembram o filme, a diferença é que agora os negros são livres e felizesNas muitas vezes que ficamos perdidos pela ilha sempre encontramos alguém pronto a indicar o caminho certo, só de ver agente em dúvida se vai para direita ou para esquerda já tinha alguém apontando o caminho certo. 
As crianças são sempre uma ótima foto.

olha isso! o cachorrinho, a casinha atrás, sem comentários
O mar é caribenho, não preciso nem falar, um azul turquesa, minha cor predileta! As ondas perfeitas, não estavam grandes, o que frustrou um pouco os surfistas profissionais, mas para mim e o resto dos begginers estavam ótimas.
Para quem quer relaxar é só deitar numa sombrinha sobre as árvores abundantes na beira da praia, olhar para o mar azul e as areias brancas. Para dormir nada melhor que o barulho do vento, sempre presente, um vento gostoso e morno, o barulho do mar e das cigarras e  estes barulhos.

em baixo das árvores de Brandons
Para quem já descansou esportes não faltam é só escolher entre mergulho, surf, kite surf, wind surf, pesca, golf e outros. Eu optei pelo surf em mais uma tentativa de deslizar em cima d’água. As ondas e o local são perfeitos, por isso todo mundo vai nessa tentativa. É comum ver criancinhas, mães, pais, senhoras, jovens, gordos e magros, fortes e fracos. E eu não vi ninguém que não tivesse conseguido surfar pelo menos uma onda. Quanto a mim, ao final de 5 aulas, consegui pegar 2 ondas sozinha, além de várias com a ajuda dos professores, figuras rastas e bom astral. Como este local era cercado de reefs, descíamos com as pranchas por um gramado e umas escadas de pedra, como as vezes chovia a noite o gramado estava meio enlameado, então surf já começava na lama, eu e prancha de 10 pésO clima das aulas era de diversão pura, uma mistura de canadenses, italianos, ingleses, australianos, alemães, brasileiro só eu, todo mundo torcendo e gritando cada vez que alguém ficava de pé e ia até o raso.
A pessoa ficava tão empolgada que não descia da prancha e a aí a gritaria era, drop off, antes que o ser desse de cara na pedra ( praia era cercada de reefs)
A seqüência de instruções era: lay down (a onda vinha vindo) e aí paddle paddle paddle hard (para entrar na onda), stand up (o desafio),  iuhuuuuuu! drop off drop off, drop off!
Com sorte ainda dava para ver uma tartaruga gigante nadando em baixo de vc! A parte mais dura: voltar remando para o out side, mas como o mar estava pequeno não foi assim tão difícil, apesar de não ter nenhum músculo meu que não esteja dolorido. Fiquei tão empolgada que surfei até a hora de ir tomar banho e ir pro aeroporto!
Ficamos num quarto com cozinha terraço e banheiro na casa de um italiano, Paolo, então tomávamos café na varanda, as vezes fazíamos comida e outras comíamos fora.
Antes de dormir, uma ida até a praia a 100m, para ver o céu, as estrelas, a lua e sentir o vento no corpo.


Junior, o mestre e nossas pranchas 
A ilha tem restaurantes ótimos, não era nosso foco, mas fomos em 2 bons, uma delícia e o resto básico mas gostoso.

Li Adeus China e me entorpeci de balé, amor e compaixão.



Só para completar, bem na frente de casa um sax ao cair da tarde!
e a Lua !!! sem palavras....
Nós ficamos no lado sul da ilha, Christ Church, mais precisamente em Surfer's point. É um lugar muito tranquilo, entre duas praias de Kite surf  - Silver sands e Long beach, a 3km de dois locais de surf, South point e Freights bay e a 12km de Brandon's outro local de surf. Também fica perto de Saint Lawrence, Miami beach e Oistins, pequenos centros de comércio e restaurantes.
No lado sudoeste da ilha você estará em frente a praias tranquilas de mar caribenho, com hotéis e restaurantes, mais movimentado que no lado sul.
No lado noroeste, ao norte de Bridgetown eu diria você estará no lado glamouroso da Ilha. Aí, em Holetown, estão os shoppings com marcas famosas, os campos de golf, resorts de luxo e restaurantes caros. A opção menos extravagante seria um pouco mais ao norte próximo a Speighstown e Maycoks bay, outro ponto de surf.
norte da ilha é o country side, fazendas e vistas maravilhosas com a costa cercada de reefs.
Por fim o lado leste de Bathsheba, bastante tranquilo, ainda pouco explorado, mas com várias opções de hospedagem. O mar já não é caribenho, venta bastante, tem sempre onda, bom para quem quer surfar e ficar isolado. Isolado porém em termos, em 40 minutos você está em qualquer ponto da ilha.


Para hospedagem além dos hotéis, uma boa opção é alugar uma casa ou ficar em uma guest house na área de sua preferência. É possível alugar boa casas com serviço incluído.  Apartamentos/Bungalows no sul da ilha:
Em Bathsheba


A GOL tem um vôo direto São Paulo - Barbados aos sábados, em 5:30 horas você estará pisando em terras caribenhas.

alguns restaurantes: Champer's, Café Luna, Cin Cin, Tapas, The Lone Star, Orange Street Grocer

principais passeios: praias; Animal Cave, no norte da ilha, vista ESPETACULAR! pode-se descer a uma pequena caverna com vista para o mar; Harrison's Cave, caverna no centro da ilha

mapa surf spots: http://barbados.org/maps_google_set.htm?mapSet=48

tudo sobre Barbados: http://barbados.org/do.htm

6 comentários:

  1. boas dicas ... valeu ! ... reveillon 2012x2013 to indo ! ! !

    ResponderExcluir
  2. Então fique ligado, até lá já terei montado um roteiro dia a dia!

    ResponderExcluir
  3. Cara Claudia,
    Meu nome e Erika Castro. Eu estou trabalhando com a Sandals Brazil para conseguir opportunidades de comentarios de valor para os visitantes das websited que tem boa qualidade. Eu percebi que voce aceita comentatios de quem visita sua pagina e eu estou interessada em participar.
    Como participante da industria do laser e turismo, eu acredito que um comentario da Sandals Brazil seria uma perfeira adicao para os comentarios e artigos encontrados no seu website/blog. Se voce estiver interessado nessa proposta de um comentario, por favor me manda os seus requerimentos para os comentarios e eu lhe mandarei o mais rapido possivel.

    Muito Obrigada

    sandalsbrazil@mediumblue.com

    Erika Castro

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando seu blog (já até adicionei aos favoritos)!

    Descobri meio que por acaso na internet quando eu pesquisava sobre Barbados (vou passar uma semana com meu marido e o objetivo da viagem é descansar nas praias caribenhas, pegar umas ondinhas e mergulhar!)

    Nós tb curtimos muito viagens de aventura e estou super dividida em Machu Picchu (com trilha Inca) e arredores ou Salar de Uyuni com Atacama e ainda queria muuito voltar a fazer trekkings pela Patagônia!! Como vc disse, tantos lugares a explorar e pouco tempo (and $$)!

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou pensando em ir com meu marido para Barbados entre 28/12/13 a 08/01/2014. Ele pega onda e queria ficar num hotel de frente pra praia ou bem próximo, num local onde também possa ficar na areia além dele surfar, e que fosse perto de bares, restaurantes, de preferencia que não precisasse pegar carro. Não conheço nada sobre lá, então não sei se também é interessante alugar um carro para ir para outras praias, por favor me de uma ajuda. Em relação a temperatura nessa época e se tem necessidade de algum visto? Aguardo suas resposta. Obrigada. Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Jessica, eu também tenho um marido surfista e também gosto de pé na areaia. Neste caso tem várias opções. Acho que o SUDOESTE da ilha é o que você quer. Algo em torno de Miami beach é legal. Você vai estar próximo de restaurantes e bares (perto de Saint Laurence e Oistins)e pode achar um hotel pé na areia, não muito caro. Indo mais para o sul fica mais tranquilo, mais barato e de carro você chega no movimento em 15 minutos. Além disso tem vários points de surf muito legais por lá, como south point e freights bay. O lado leste, praia de Bathsheba é bem isolado, mas se pegar o swell certo é a onda preferida do Kelly Slater, então recomendo muito alugar um carro. Além de ter vários picos de onda espalhados pela Ilha para seu marido experimentar, a ilha é linda e os passeios valem a pena!!! Os posts no blog estão separados por área da ilha comece lendo o sul para reservar o hotel e depois o resto para planejar os passeios. Estou a disposição para ajuda-la. A ilha é demais! não deixe de ir. Para alugar carro veja a página operadores de viagem. ALUGUE! Nessa época fica difícil achar um carro para alugar por lá, melhor alugar antes.

      Excluir